Como deixar o Android mais rápido


Android, o que fazer para você ficar mais rápido? Sei que várias vezes perguntamos isso aos nossos Androids. Mas realmente o problema está nele, ou está no uso que fazemos dos nossos smartphones?
O que mais determina a velocidade nos computares é a velocidade de seu processador e a quantidade de memória disponível para uso, seja ele um computador de mesa ou não. E quando compramos nossos computadores analisamos todas as suas configurações, também precisamos fazer isso ao comprar um smartphone, analisar o seu hardware e customizações de software feita pelas fabricantes.
Mas se você achava seu Android mais rápido nos primeiros dias de uso do que agora podemos analisar algumas opções


Tela Inicial (Home)

Organize sua tela inicial, normalmente chamada de “Home”  também, deixe nela apenas o que realmente é de seu interesse, ficando apenas as aplicações que você mais acessa. E aconselho também a não usar papeis de parede animados e com muito brilho, use também poucos widgets, eles pesam bastante. Quando menos na tela inicial, melhor.
Além disso, use Launchers, como ADW.Launcher, ADW.Launcher EX, LauncherPro, LauncherPro Plus, Zeam Launcher, SlideScreen, SlideScreen Pro, Launcher 7, PandaHome. As vezes o Launcher nativo do fabricante do aparelho é mais lento e um novo deixará tudo mais fluído na tela inicial.

Desinstale aplicativos indesejados

Sempre temos aplicativos desnecessários ou que deixamos de usar, e as vezes que se quer abrimos alguma vez. Portanto remova-os pois eles estão ocupando memória interna e tal. Para isso acesse o “Menu > Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos” e selecione os aplicativos a remover e depois clique em desinstalar. Vale ressaltar que indicamos em caso de desconhecimento, remover apenas os aplicativos que você instalou e não os que vieram como padrão do sistema. Ainda em “Menu > Configurações > Aplicativos” temos a opção Serviços em Execução de uma olhada lá estão aplicativos que estão consumido seu processador e memória no momento pare apenas os que você conhecer. Além disso, mova apps para SD Card, ajudará também.

Desligue o GPS

Use o GPS apenas quando necessário, ele consume processamento e memória em execução, isso melhorará o desempenho de seu aparelho. Uma forma de fazê-lo é em “Menu > Configurações > Local e Segurança” e desmarque a opção “Usar satélite GPS“, você ainda irá economizar um pouco de bateria com isso.

Desligue o Wi-Fi e Redes Móveis

Use ambos apenas quando necessário evitando processamento desnecessário e mais uma vez, a bateria. Uma forma de fazê-lo é em “Menu > Configurações > Redes sem fio” e outras e desmarque a opção Wi-Fi e depois em Redes Móveis e desmarque “Dados ativados“.

Desligue Animações

Em “Menu > Configurações > Tela > Animação” nesse caso existem 3 opções “Nenhuma animação“, “Algumas animações” e “Todas as animações“. Sempre uso a “Algumas animações” pois gosto de manter alguns efeitos para agradar a vista, porém se quer algo mais rápido, deixe sem nenhuma.

Reverter para configurações de fábrica

Essa sem dúvida uma das maneiras mais eficazes para aumentar a velocidade do smartphone com Android, porém com ela você perderá TODOS os jogos, widgets e aplicações instaladas por você. Ou seja, como o nome já diz, o celular ficará com o sistema como quanto ligado pela primeira vez ao tirar da caixa. Portanto só a execute quanto tiver total conhecimento do processo e como um último recurso. Essa opção se encontra em “Menu > Configurações > Privacidade > Restaurar configurações“.

Overclock da CPU

O overclock se trata de aumentar o clock da CPU, consequentemente aumenta também a velocidade do processador, porém com esse ato seu produto perderá a garantia do fabricante. Para executá-lo será preciso acesso root ao sistema, ou seja, liberar permissões gerais no sistema operacional, dando lhe liberdade para acessar e alterar arquivos do sistema, isso também e perigoso para usuários comuns que não conhecem bem o sistema. Ao aumentar o clock seu celular também consumirá mais energia e a duração de sua bateria pagará por isso, faça isso somente se for mais “expert”.

Outras otimizações

Desabilitar os plugins do navegador também irá ajudar um pouco, abra o aplicativo do “Navegador > Configurações > Plugins” e selecione a opção “Sob demanda“, quando você quiser basta clicar no elemento que necessita do plugin que ele irá funcionar normalmente.
Uma ROM customizada irá ajudar no desempenho geral do sistema, porém ao fazer isso se corre alguns riscos durante o processo. Uma das melhores ROMs é a CyanogenMod 7, vale a pena testar.
Qualquer dica a mais, adicione nos comentários!

Crédito: Portaltech

Categories:

5 Responses so far.

  1. Tayronne says:

    Ajuda bastante mesmo! Eu deixei ele novinho em folha ao fazer uma das dicas =)

  2. Raul says:

    Se eu unrootar,elea vao saber q eu rootei.anteriormente,a alguem ja conseguiu rodar fpse,o meu GY tem android 2.3.5 ele abre a rom e sai pq?

  3. @Jhoy92 says:

    Eu ja consegui rodar o emulador de Ps1 no meu GY sem precisar dee nada e lisinho.
    Se vc unrotar de maneira certa eles não poderam saber mais existem formas de rotear que eles fazem perder a garantia.
    e essa sua ultima pergunta eu não entendi.

  4. Raul says:

    a rom é o jogos de ps1 a ser emulado,pois quando a abri,a tela fica preta e sai,tbm aconteceu no emulador mupen65plus(emu de n64)ele abre e fecha.

    sim e seu colocar cyanogen mod sai a garantia tbm,é que comprei ele faz 2 dias,to gostando mto,mas não consegui fazer o flash player funcionar,to com medo de rootar e perder tdo,q eu quero usar o chainfire em alguns jogos como gangstar west HD,pf posta aí uma lista de jogos,emuladores.apps,roms,métodos de root,entre outras melhorias,se puder é claro

Leave a Reply